Em minha opinião é um atentado à carteira dos Criadores, principalmente dos mais pequenos, o valor das cobrições que alguns proprietários de Garanhões praticam, completamente desajustados à realidade Portuguesa. Penso que ninguém tem duvidas que bom com bom tem mais probabilidades de dar bom e que o Cavalo Lusitano tem que se adaptar mais ás exigências actuais quer morfológicas quer fisicas, sendo imperativo criar tendo em consideração determinados parâmetros.
Com saída de um Anuário de Garanhões, nestes ultimos dois anos, as cobrições foram inflacionadas. Se existe alguns Garanhões constatantes nesse Anuário com qualidade comprovada, quer através das suas prestações desportivas quer através da qualidade dos filhos, justificando-se muitas vezes o elevado valor da cobrição como um investimento na qualidade e na comercialização garantida, muitos não têm provas dadas cobrando-se mesmo assim elevados valores de cobrição, que são um absurdo.
A Criação de Cavalos não é uma ciência exata, a comercialização de cobrições essa sim é um valor exato, em minha opinião, na maioria das vezes elevado e desajustado à realidade de um País da cauda da Europa, que tem como consolo ter o melhor Cavalo do Mundo, o CAVALO LUSITANO.
Tal como a tendência da economia mundial, os Criadores têm de ser capazes de criar Cavalos Lusitanos de qualidade superior a baixo custo.
Sei de muitos Criadores que se negam a pagar elevados preços pelas cobrições dos Garanhões da "moda" e que mesmo assim continuam a criar com qualidade.