Este BLOG tem como objectivo dar a conhecer a actividade da Coudelaria Manuel Teixeira, experiências, vivências e sentimentos. Este Blog não respeita o acordo ortográfico por o Autor achar um atentado ao Português escrito.

COUDELARIA MANUEL TEIXEIRA (MER) Puro Sangue Lusitano

Penha Garcia, Idanha-a-Nova, Portugal
mtlusitanos@gmail.com / www.mtlusitanos.com coudelariamanuelteixeira@gmail.com

sexta-feira, 26 de março de 2010

FERRO PARA MARCAR A FOGO

Nos ultimos anos o Cavalo Lusitano tem despertado grande interesse em novos Criadores. Há cerca de 5 anos que Crio (desenho), trato da aprovação e executo Ferros para Marcação a Fogo, tendo já feito algumas dezenas de Ferros. O Ferro deve ser na realidade o orgulho do Criador, pois é com ele que vai marcar os Produtos da sua criação, mas desde aí a que ultimamente alguns Criadores achem que é uma "peça de joalharia" vai uma grande distância. O Ferro deve ser fiel ao desenho e obedecer a determinadas normas, que já tive oportunidade de me referir num artigo anterior aqui mesmo neste Blog, mas os Criadores não se podem esquecer que se trata de um Ferro, que serve para marcar a fogo ou azoto liquido (no caso dos que eu executo) e que irá ser colocado numa grande massa muscular de um ser vivo.
Para exemplificar melhor o que vos estou a tentar transmitir, coloquei esta foto do Ferro da Coudelaria Sergio Fernandes Torrão, de execução da minha responsabilidade e posso garantir que a circunferência que envolve as letras está perfeita, o que não corresponde ao colocado no Poldro, como se pode ver. Os Ferros mais geométricos, depois de marcados nos Poldros, dificilmente ficam fieis ao desenho.
Senhores Criadores tenham alguma atenção quando escolherem um Ferro, pois existem desenhos que não funcionam. Marcar um Poldro a fogo não é um trabalho de pormenor.