Este BLOG tem como objectivo dar a conhecer a actividade da Coudelaria Manuel Teixeira, experiências, vivências e sentimentos. Este Blog não respeita o acordo ortográfico por o Autor achar um atentado ao Português escrito.

COUDELARIA MANUEL TEIXEIRA (MER) Puro Sangue Lusitano

Penha Garcia, Idanha-a-Nova, Portugal
mtlusitanos@gmail.com / www.mtlusitanos.com coudelariamanuelteixeira@gmail.com

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

VACAS E CAVALOS

Este fim de semana foi bastante preenchido com actividades de campo. No sábado fui ajudar os meus amigos Emilio e Miguel, nas vacas, à Batanada, no control de sanidade e sangue que se faz anualmente. Chegámos bem cedo mas longe das horas de outrora, a coisa não correu muito bem e só conseguimos começar o trabalho na manga cerca das 10 horas, altura em que as vacas, finalmente, ficaram fechadas. Depois o trabalho até correu muito bem, as equipas estavam organizadas e por volta das 14 horas o trabalho de vacinação, medição da pele e colheita de sangue estava terminado altura em que voltei a Penha Garcia.
Entretando, também no sábado, os nossos vizinhos Espanhois organizaram um Passeio a Cavalo desde Valverde até Penha Garcia, onde jantaram e dormiram. Os meus amigos Rui Manteigas, Manuel "Fonas" e mais alguns cavaleiros de Penha Garcia, foram esperar os Espanhois ao Vale Feitoso e vieram com eles até Penha Garcia, ajudando no caminho e depois a instalar os Cavalos e Cavaleiros. Ontem de manhã juntei-me a eles e depois de termos percorrido as ruas de Penha Garcia com passagem na Igreja, onde os Espanhois ficaram muito agradados com a panorâmica, acompanhámos-os até a entrada do Vale Feitoso, onde seguiram sózinhos de volta até Valverde. A manhã estava excelente para andar a Cavalo no campo, sol, não havia vento, a temperatura era a ideal, nem frio nem quente, daqueles dias que são rarissímos em Penha Garcia, o que proporcionou uma troca de experiências enriquecedora e um agradável convivio com muita boa disposição à mistura como é habitual nestas actividades. Com os Espanhois vinha a "chiquinha" (nome de baptismo português) uma Burra que os acompanhou durante todo o Passeio, que era muito sociável e curiosa. Este modelo de Passeio é bastante interessante e poderá servir de modelo para nós Portugueses, num futuro próximo, realizármos mas de forma inversa, sair de Penha Garcia até Valverde.
Fins de semana como este dão-me anos de vida, apesar de vir mais cansado do que fui na sexta-feira, para poder suportar o stress aqui de Lisboa.